7 ideias para aproveitar o seu lar

possibilidades de transformar seu período de isolamento

Por Aline Moura

Em tempos de isolamento social muitas pessoas se perguntam: o que eu vou fazer? Usando a criatividade você pode transformar qualquer período de isolamento ou mesmo as férias, apertadas financeiramente, em uma rotina prazerosa e produtiva ao mesmo tempo.



Confira nossas dicas:

1. Meditar: O que você faz na primeira hora do dia? Que tal iniciá-lo cultivando bons sentimentos e pensamentos? Nos últimos anos, diversos livros e estudos comprovam que a gratidão, aliada ao tratamento médico, ajuda na cura doenças físicas e emocionais. O ato de agradecer abre as portas para uma vida próspera. Então, ao começar seu dia medite agradecendo e mentalizando o que você gostaria de realizar nas próximas 24 horas.

2. Faça um check-list: crie uma lista de prioridades separando-as em urgência (atividades que podem esperar) e emergência (atividades com prazo a ser cumprido). Esta lista ainda pode ser dividida entre atividades profissionais e familiares. Organizar sua rotina diminui qualquer ansiedade.

3. Organize sua rotina: Agora que você já definiu suas prioridades, planeje tudo o que será feito. Utilize uma agenda ou planner para preencher os horários. Comece pela hora de acordar e dormir, agora posicione as atividades urgentes e emergentes que serão praticadas definindo os horários, lembre-se também das pausas para refeições.

4. Pausa restauradora: O que você mais gosta de fazer no seu tempo livre? Mesmo trabalhando em casa, nossa mente necessita de pequenos intervalos de entretenimento. A pausa restauradora têm benefícios comprovados cientificamente: a principal descoberta do cientista social Andrew Bennett é que estes microintervalos usados para assistir ao vídeo de uma música, por exemplo, ou até mesmo algo engraçado deixa as pessoas mais atentas e revigoradas, diminui a fadiga e aumenta a concentração para responder algo ou alguém, segundo o Doutorado de Bennett realizado na Universidade de Virginia Commonwealth. Você pode escutar suas músicas preferidas, desenhar e colorir mandalas (colorterapia), criar obras de arte, cozinhar aquele prato que só você sabe fazer, planejar mudanças no seu ambiente favorito do lar e até mesmo pensar em como ajudar pessoas e organizações sem fins lucrativos.

5. Diversão com as crianças: Se você tem filhos ou crianças em casa, este momento estará garantido. Para os bebês organize atividades que estimulem a coordenação motora ou até o aprendizado das cores e formas, repita os nomes para incentivar a memorização destas novas descobertas. A partir dos 6 anos é interessante apresentar jogos ou atividades que possam trazer alguma conexão com o aprendizado da escola.

"A infância é o maior tempo de criatividade na vida do ser humano". (Jean Piaget)

6. Maratona de Séries: Se suas crianças já cresceram você pode aprender com elas, como? Que tal aprender a jogar videogame ou assistir os vídeos de youtubers (personalidades da internet) que eles adoram? Ou até mesmo descobrir juntos novos seriados. O vínculo com o adolescente é muito importante, pois a aproximação é fundamental para estabelecer uma relação de companheirismo e confiança.

"Na vida nós devemos ter raízes e não âncoras. Raiz alimenta, âncora imobiliza". (Mario Sergio Cortella)

7. Autocuidado: E por falar em imobilização, todos nós temos uma resistência em resolver problemas ou situações difíceis, esse adiamento é chamado de procrastinação. O problema de procrastinar é que você passa muito tempo preso em desafios que já poderiam ter sido superados e te impedem de abrir a vida para novos projetos.

Aproveite este tempo em casa para fazer uma autoavaliação: rever sua rotina, relacionamentos familiares, profissionais e afetivos. Analise também sua saúde física e emocional. Se possível, tente incluir alguns minutinhos para alongar-se ou realizar exercícios físicos adaptados ao seu estado de saúde. Lembre-se que o autoconhecimento é um ato de amor, um cuidado especial, com a pessoa mais importante de sua vida: você. Para ajudar os outros você precisa estar bem e isso é descobrir, mesmo nos tempos de crise, uma vida de infinitas possibilidades e realizações.

0 visualização

Lojas da Rede Casa Nobre

Guaianazes

Av. Miguel Achiole da Fonseca, 1490

Cep 08461-110

Tel.: (11) 2518-2004

WhatsApp: (11) 97424-8406

Mogi das Cruzes

Rua Ipiranga, 1388

Cep 08730-000

Tel.: (11) 2629-2853

WhatsApp: (11) 95777-4685

Suzano

Av. Antônio Marques Figueira, 971

Cep 08676-000

Tel.: (11) 4748-8080

WhatsApp: (11) 99842-9433

SAC e Logística

 

Tel.: (11) 2808-4503

WhatsApp: (11) 95656-2086

Copyright 2019

Rede Casa Nobre - RCN

Direção de Marketing: Je Santana

Criado por x4ci.com